quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Filtro de ar no Ford Fiesta Zetec Rocam 1.0 - Feito de em casa

Um dia voltando do curso de CCNA , empolgado resolvi gravar um som..rs. Como gosto de um barulho ai vai o som do filtro de ar , feito em casa, do Fiesta.
Um pouco de acústico, aço-inox e pronto, mas foram feitos e testados muitos antes deste e que logo será refeito.
O escapamento é original, nada mexido, apenas álcool e o filtro. O som foi gravado pelo celular, logo gravo um video.


Abraços
Dexter

Um lugar para o Hybrid no porta malas


Um update sobre o tanque H2 , fiz algumas alterações.

Adicionei uma válvula para regular a pressão e retirar a água que vem com o gás, para não ir para os bicos injetores como antes. Há manometros, troquei o policarbonato superior para que sirva de suporte e adicionei um cilíndro para cortar possíveis explosões, nada sério..rs
Na " febre" para experimentar no carro coloquei uma madeira e borrachas para isolar o tanque.
Espero conseguir logo as peças que faltam e terminar o porta malas.





Este é o porta malas quase vazio, antes do tanque.






Como podem ver não são potes de maionese ligados a fios, como estão fazendo por ai ... e nem ligado direto na bateria do carro, o que acabaria com a mesma.. Há uma placa que controla a tensão nos catodos e sensores como nível de água, temperatura, cooler do tanque, sensor de pressão, amperímetro e comutador para uso somente de álcool ou gasolina. Além disso estou acertando um jeito de gastar pouca energia e ocupar menos espaço.






Não será fácil fazer tabalhar 100% abastecido com água mas continuo com minha teimosia até acertar. Espero terminar logo, além de economizar uma grana não polui. Então, aviso aos que mexem com combustíveis, não precisam se preocupar nem sumir com ninguém (eu...rs) não irei produzirestá tranquira..rs
Já que toquei no assunto de não poluir ai vai um Video clip .... está com legenda para todo mundo entender a letra...


  

Agradecimentos ao Serginho por lembrar do clip.

 Abraços
Dexter



quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Som no painel do Ford Fiesta ... o início..rs

Após dias querendo fuçar em algo no painel do fiesta olhei aquele espaço no meio do painel, onde poderia ser colocado um relóginho mas gostaria de algo que fosse mais útil no trânsito e que não chamasse atenção de ladrão. Olhei para o som que ficava escondido embaixo da capa que cobre o buraco do mesmo e pronto por que não colocar o som no painel. Após uma briga com os fios e a desmontagem do som .... surgiu uma tranqueira nova no carro e o melhor, não tem como roubar só se levar o carro.
Esta é uma foto do painel de um fiesta com a tampa onde vai o som e acima o relógio.

Aqui já é após desmontar o som e adaptar no painel onde há o lugar para colocar o relógio. Foi cruel soldar fio por fio mas faz parte.


Ainda faltam os acabamentos e iluminação.





Faltou tirar fotos do painel provisório que tem as funções do som . A idéia é fazer um painel com as funções do som em poucos botões e terá medidores como amperímetro, voltímetro, regulador de temperatura do ar condicionado, o lcd de um cobra xrs-9955 (curioso? busca no google, é um assunto meio delicado..rs) e o GPS locator para alertar sobre velocidade máxima , entendeu né?..rs




A unidade de cd/mp3 não será utilizada pois em breve tudo será ligado a um pc, é ai que entra o Satangos 3...rs em breve. Por enquanto estão disponíveis rádio e entrada auxiliar para ligar um mp3/mp4 e Ipod, o que eu mais utilizo.
Esse é só o começo do projeto... a maioria das tranqueiras no blog logo serão incorporadas ao carro...no final vamos ver  no que dá, um carro comum por fora mas com coisas diferentes por dentro e a maioria feita em casa.

E ainda falta terminar o volante para jogar Need for Speed ..rs

Abraços
Dexter

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Efeito do álcool com óleo original nos Ford Fiesta Flex ou convertidos


Atenção, as informações contidas aqui foram baseadas com as experiências passadas por mim, tirem suas conclusões já que não possuo estrutura em nem muito conhecimento para testes mais profundos , só sei que o carro funcionou muito bem..rs     
 Como sou fixionado por mexer em qualquer coisa....... ai  vai uma de várias fuçadas no meu carro e provavelmente se aplicam aos outros com mesmo motor, Zetec rocam 1.0 Flex ou convertidos.  Na primeira foto, Ford Fiesta preto 2001 que na época foi testado com conversor que controlava o tempo de abertura dos bicos e com isso conseguia funcionar com álcool mas não ficou muito legal, a vantagem era só a de desligar o conversor e usar gasolina mas a desvantagem era que reduzia a vida útil dos bico e se desse problema e tivesse com álcool no tanque não tinha como sair do lugar pois os bicos não injetavam álcool suficiente para o carro andar, só ficava na marcha lenta . No fiesta prata motor atual é Zetec rocam 1.0 original a gasolina mas.... troquei os bicos pelo do 1.6 (não achei um compatível com um pouco menos de vazão, 30% a mais que o original estaria bom), a bomba de combustível e o regulador de pressão da linha de combustível por causa da bomba que de 2.7 bar foi p/ 6 bar. Não utilizo nada para partida a frio apenas de 5 a 7 litros de gasolina V-Power e completo o tanque com álcool. Após vários experimentos com combustíveis essa foi a melhor combinação para meu motor, não engasga, lubrifica e refrigera bem a bomba . Bom o carro está com +- 65.000 e +-50.000 rodados só no álcool. Na estrada chega a 12km/l mas no trânsito em SP de 5 a 6km/l. Ficaria mais econômico se fosse mexido o motor mas não compensa, teria que rebaixar o cabeçote, os pistões e instalar um módulo para gerenciar.




  Ai está ele, bem simples.... por fora..rs
Bom, o óleo original é Sintético 5W30 e compro na Ford pois não sai mais de 20 reais o litros e vão 4,25L com o filtro e para este motor exatamente isto. Não é 3 , 3 e meio ou 4 e meio igual falam nos postos, cuidado com isso.
Em 2006 na compra do carro e já com a injeção mexida, após algum tempo percebi um pouco de falta de potência fui fazer minha revisão caseira..rs. Podia ser a bomba aquecendo ou travando por excesso de pressão mas já fui nos bicos e booorraaaa. Feita a limpeza em uma máquina de ultrassom específica os bicos ficaram zerados mas ao utilizar um mês percebi novamente o mesmo problema e boorrraaa (é borra viu..rs) e não iria tirar novamente os bicos e mandar limpar, tinha que descobrir o que era. A única coisa que poderia haver ali era álcool com gasolina e óleo.




Ai está como eles ficam.
Após ver em um programa de televisão um método para remover partículas com jatos de CO2 fui no quartinho de tranquiras. Lá estava a lata de spray de limpa contato congelante hehehe, após aplicação ficaram zerados. Os bicos não estavam entupidos internamente mas tinham a borra que não deixava o combustível se borrifar e com isso a perda de potência e bebendo. Testei duas marcas de limpa contatos congelantes e funcionaram perfeitamente. Não use o limpa contatos que contem lubrificante, não funciona.

Ai está, após 3 segundos de aplicação a borra sai. A causa.... mistura do álcool com óleo sintético original. Muitos irão falar " nada a ver". Agora vem outro teste, meu cunhado comprou um Ford Ka Flex, mesmo motor do meu mas com alterações originais para funcionar com álcool. Após um tempo de uso ficou difícil fazer o carro pegar em dias frios, dava para sentir que a potência não era mais a mesma e ele reclamou que estava gastando mais combustível. Se fosse somente a demora para pegar em dias frios poderia ser entupimento no reservatório de gasolina mas não influênciaria na falta de potência. Mais uma vez ... booorraaaa, bicos entupidos iguais aos meus. Após limpeza ficou sem falhas e com a potência que deveria. Fui no me quarto de tranqueiras, fiz uma mistura de álcool com óleo original da Ford 5w30 e pronto... a booorraaaa. Conclusão, mensalmente removo os bicos e dou uma limpadinha e pronto, levando em consideração que rodo muito com o carro. Esse mês testei com o nível de óleo intermediário, nem no mínimo nem no máximo e reduziu bastante a boorraaaa...rs. Por que não trocar por óleo mineral? nem tente isso, se não for o 5w30 o bicho bebe e não anda....
Se tiverem dúvidas ou saber  mais do funcionamento do álcool no Zetec Rocam 1.0 poderei ajudar já que não coloquei mais informações sobre a conversão efetuada, os cálculos da vazão  e etc para não alongar mais os textos que devem dar até sono de ler..rs.
Abraços
Dexter

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Atendendo a pedidos - SATANGOS 2

Bom, atendendo a pedidos..rs e não me aguentando ai vai o STANGOS 2 , outro desenvolvido para car pc (computador no carro). Como o outro esse protótipo também existe e funciona. Tirado de um pc de sucata a placa mãe foi recondicionada, trocados alguns capacitores e a bios e tudo ficou funcionando. Agradecimentos aos que jogaram fora as tranqueiradas ou melhor pela doação..rs.




Este protótipo tem cooler no HD (presente da Ivani), HD de 40Gb que também foi recondicionado ( tem uma caixa de HDs..rs) 2 pentes de 512Mb DDR1 de 400Mhz, processador Intel Pentium 4 de 1.8Ghz , placa mãe Intel onboard e uma placa de rede WiFi da marca Dlink que não funcionava nem a pau em nada, funcionou após diversas tentativas e atualizações de driver. O que funcionou foi um driver que segundo as informações do site onde baixei era desenvolvido para a Rússia, não me pergunte onde arrumei que vai ser difícil de encontrar novamente.
A sim, um amigo meu me arrumou uma fonte de Watts reais e após um reparo ela voltou a funcionar, economia de 280,00 reais na fonte..rs
Mas.... como sempre, cade o monitor de 7"? e ainda quero um com touch screen?? Difícil no Brasil heim e quando acha é o dobro do preço. Ligado a um inversor de tensão no carro (de 12v p/ 110v vai...rs) o bicho funcionou perfeitamente, rápido, melhor do que o de casa..rs . Bastou um cabo de energia e comandar pela sem fio em casa. Imagina o Satangos 2 dentro de algum equipamento para comandar tudo sem fio ao invés de comprar uma CLP ? só fazendo uma interface.... que também já foi feita..rs . Primeiro lugar no projeto final de mecatrônica a algum tempo atrás..rs . Também em breve aqui, muito simples e com programação desenvolvida em c++..rs

Abraços
Celso

Satangos - Antigo projeto de car PC



Este é o primeiro dos Satangos, Satangos 1 ..rs foi meu primeiro projeto de car pc (computador para carro), não cheguei a usar muito no carro por que não consegui um monitor LCD de 7" na época. Era uma unidade removível, se precisasse de espaço no porta malas, onde ficava esta tranqueira, era só desconectar e desacoplar do banco traseiro. Na época só era utilizada conexão sem fio, a qual permitia conectar de casa ou de um notebook para selecionar músicas e outras funções bem básicas para funcionarem no carro. Esta foto mostra como ficava no porta malas, por dentro há 3 coolers dimensionados para uma boa refrigeração e o orifício acima é por onde sai o ar aquecido proveniente do funcionamento. Como tudo é feito de tranqueiras aqui vai alumas da principais tranqueiras utilizadas: parte de cima de um retroprojetor Sharp que tinha todo o hardware, placa MSI que consegui reparar com processador atlhon XP 2000+ de 1.8MHZ com 2 memórias 256MB DDR de 333MHZ e HD de 40GB reparado, a mídia estava boa mas a placa lógica estava com defeito ai foi só pegar uma placa de um HD igual com a mídia danificada e pronto, um novo HD de 40 GB para brincar. Como HD não pode trepidar e sofrer batidas resolvi fazer um case mas como  já que não há como evitar que o HD pule em lombadas mal feitas e buracos supresa?  Logicamente que eu utilizaria um HD híbrido que utiliza memória flash  mas a graça aqui é quebrar a cabeça e não comprar algo que todo mundo vai ter igual ao comprar em uma loja. Outra coisa, na época em que este protótipo foi feito o " pen driver " de maior espaço era de 2GB, imagina se eu iria encontrar um HD híbrido ...rs . Aguarde o próximo post,  consegui fazer algo interessante e se o princípio fosse adotado em carros seria uma maravilha.
Abraços
Dexter