quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Efeito do álcool com óleo original nos Ford Fiesta Flex ou convertidos


Atenção, as informações contidas aqui foram baseadas com as experiências passadas por mim, tirem suas conclusões já que não possuo estrutura em nem muito conhecimento para testes mais profundos , só sei que o carro funcionou muito bem..rs     
 Como sou fixionado por mexer em qualquer coisa....... ai  vai uma de várias fuçadas no meu carro e provavelmente se aplicam aos outros com mesmo motor, Zetec rocam 1.0 Flex ou convertidos.  Na primeira foto, Ford Fiesta preto 2001 que na época foi testado com conversor que controlava o tempo de abertura dos bicos e com isso conseguia funcionar com álcool mas não ficou muito legal, a vantagem era só a de desligar o conversor e usar gasolina mas a desvantagem era que reduzia a vida útil dos bico e se desse problema e tivesse com álcool no tanque não tinha como sair do lugar pois os bicos não injetavam álcool suficiente para o carro andar, só ficava na marcha lenta . No fiesta prata motor atual é Zetec rocam 1.0 original a gasolina mas.... troquei os bicos pelo do 1.6 (não achei um compatível com um pouco menos de vazão, 30% a mais que o original estaria bom), a bomba de combustível e o regulador de pressão da linha de combustível por causa da bomba que de 2.7 bar foi p/ 6 bar. Não utilizo nada para partida a frio apenas de 5 a 7 litros de gasolina V-Power e completo o tanque com álcool. Após vários experimentos com combustíveis essa foi a melhor combinação para meu motor, não engasga, lubrifica e refrigera bem a bomba . Bom o carro está com +- 65.000 e +-50.000 rodados só no álcool. Na estrada chega a 12km/l mas no trânsito em SP de 5 a 6km/l. Ficaria mais econômico se fosse mexido o motor mas não compensa, teria que rebaixar o cabeçote, os pistões e instalar um módulo para gerenciar.




  Ai está ele, bem simples.... por fora..rs
Bom, o óleo original é Sintético 5W30 e compro na Ford pois não sai mais de 20 reais o litros e vão 4,25L com o filtro e para este motor exatamente isto. Não é 3 , 3 e meio ou 4 e meio igual falam nos postos, cuidado com isso.
Em 2006 na compra do carro e já com a injeção mexida, após algum tempo percebi um pouco de falta de potência fui fazer minha revisão caseira..rs. Podia ser a bomba aquecendo ou travando por excesso de pressão mas já fui nos bicos e booorraaaa. Feita a limpeza em uma máquina de ultrassom específica os bicos ficaram zerados mas ao utilizar um mês percebi novamente o mesmo problema e boorrraaa (é borra viu..rs) e não iria tirar novamente os bicos e mandar limpar, tinha que descobrir o que era. A única coisa que poderia haver ali era álcool com gasolina e óleo.




Ai está como eles ficam.
Após ver em um programa de televisão um método para remover partículas com jatos de CO2 fui no quartinho de tranquiras. Lá estava a lata de spray de limpa contato congelante hehehe, após aplicação ficaram zerados. Os bicos não estavam entupidos internamente mas tinham a borra que não deixava o combustível se borrifar e com isso a perda de potência e bebendo. Testei duas marcas de limpa contatos congelantes e funcionaram perfeitamente. Não use o limpa contatos que contem lubrificante, não funciona.

Ai está, após 3 segundos de aplicação a borra sai. A causa.... mistura do álcool com óleo sintético original. Muitos irão falar " nada a ver". Agora vem outro teste, meu cunhado comprou um Ford Ka Flex, mesmo motor do meu mas com alterações originais para funcionar com álcool. Após um tempo de uso ficou difícil fazer o carro pegar em dias frios, dava para sentir que a potência não era mais a mesma e ele reclamou que estava gastando mais combustível. Se fosse somente a demora para pegar em dias frios poderia ser entupimento no reservatório de gasolina mas não influênciaria na falta de potência. Mais uma vez ... booorraaaa, bicos entupidos iguais aos meus. Após limpeza ficou sem falhas e com a potência que deveria. Fui no me quarto de tranqueiras, fiz uma mistura de álcool com óleo original da Ford 5w30 e pronto... a booorraaaa. Conclusão, mensalmente removo os bicos e dou uma limpadinha e pronto, levando em consideração que rodo muito com o carro. Esse mês testei com o nível de óleo intermediário, nem no mínimo nem no máximo e reduziu bastante a boorraaaa...rs. Por que não trocar por óleo mineral? nem tente isso, se não for o 5w30 o bicho bebe e não anda....
Se tiverem dúvidas ou saber  mais do funcionamento do álcool no Zetec Rocam 1.0 poderei ajudar já que não coloquei mais informações sobre a conversão efetuada, os cálculos da vazão  e etc para não alongar mais os textos que devem dar até sono de ler..rs.
Abraços
Dexter

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